7 SINAIS DE QUE VOCÊ ESTÁ COMENDO MAIS AÇÚCAR DO QUE DEVE

7 SINAIS DE QUE VOCÊ ESTÁ COMENDO MAIS AÇÚCAR DO QUE DEVE

Comer é sempre uma das maiores maravilhas do mundo. No entanto, devemos lembrar que os alimentos que ingerimos é que definem quem somos, literalmente. Muita gente adora abusar no consumo de doces, por exemplo. Come uma, duas ou até mais caixas de chocolate de uma só vez. Apenas para que você tenha ideia, de acordo com pesquisas conduzidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), os brasileiros costumam consumir cerca de 50% a mais de açúcar do que a quantidade considerada saudável.
Segundo Mohamad Barakat, nutrólogo, endocrinologista e especialista em fisiologia: "O consumo de açúcar em excesso vai além de problemas com o peso e obesidade. Ele está ligado a diabetes, alguns tipos de câncer... Até doenças crônicas como hipertensão, mesmo em pessoas que estão em dia com a balança".
A grande questão é que muita gente acredita que apenas pessoas com diabetes possuem elevados índices de açúcar no organismo e não é bem assim. Qualquer pessoa pode sofrer com essa condição e demorar perceber os sintomas relacionados. Portanto, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo 7 sinais de que você está comendo mais açúcar do que deve. Dá uma olhada!

1 - Muita fadiga

À medida que se desenvolve um alto nível de açúcar, nosso corpo se torna incapaz de absorver e armazenar glicose de forma adequada. Então, nossa energia não é utilizada da maneira mais adequada, fazendo com que as células não recebam o combustível da forma que deveriam. Esse fatores fazem com que alguém que come muito açúcar sempre se sinta cansado, mesmo que não tenha motivos para isso.

2 - Micção frequente

Nossos rins simplesmente não conseguem ignorar o alto nível de açúcar no organismo. Dessa forma, nosso corpo tenta igualar a concentração de glicose nas células e no sangue. Com o fluido intracelular, dissolve o sangue e faz com que sua concentração de glicose volte ao normal. O resultado de todo esse processo é a vontade constante de ir ao banheiro.

3 - Boca seca e sede frequente

Normalmente, estes são sintomas de uma excessiva perda de líquido. O sinal equivalente é enviado ao nosso cérebro por meio do hipotálamo, uma região do encéfalo responsável por determinados processos metabólicos. Ele avalia qual o grau de desidratação sofrido pelo sangue, fazendo com que a pessoa comece a sentir sede. Se isso acontece com muita frequência, dê preferência aos líquidos sem açúcar... Para matar a sede, opte pela água mesmo.

4- Doenças infecciosas

É comum que infecções urinárias aconteçam tanto com homens, quanto com mulheres. No entanto, é mais comum que se desenvolva entre mulheres com maiores taxas de açúcar no sangue e que tenham diabetes. Acontece que esse excesso de açúcar cria um ambiente propício para que bactérias patogênicas cresçam e se desenvolvam.

5 - Dificuldade em se concentrar

Altos índices de açúcar fazem com que a glicose passe a ser liberada em determinadas células de nosso cérebro. Dessa forma, ele passa a ter maiores dificuldades em produzir energia. Tal fator faz com que algumas de nossas habilidades cognitivas sejam afetadas, a exemplo da tomada de decisões e até mesmo a velocidade de pensamentos.

6 - Ferimentos que se cicatrizam de forma lenta

Elevados níveis de glicose fazem com que os leucócitos, também chamados de glóbulos brancos, não consigam aderir às paredes de nossos vasos sanguíneos. Assim, a cicatrização de ferimentos na pele ou em outros tecidos mais moles, acontece de forma bem mais lenta que o normal. Alguns sistemas de controle em nosso organismo acabam sendo destruídos, impedindo que os leucócitos sejam encaminhados e atuem no local lesionado.

7 - Visão turva

Por incrível que pareça, a visão turva pode ser também uma das consequências de uma desidratação decorrente de altos índices de açúcar. Muitas partes de nosso corpo sofrem com o problema, inclusive algumas células de nossos olhos. Dessa forma, elas acabam se deformando a longo do tempo e os olhos não conseguem mais focar de maneira adequada.
E então pessoal, o que acharam? Já sabiam que o consumo excessivo de açúcar poderia desencadear problemas do tipo? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Comentários