Ciência:5 Eventos astronómicos que vão ocorrer em 2018

Confira alguns dos eventos astronómicos de 2018:

1. Dia 31 de janeiro – Superlua de Sangue Azul

A tão esperada Superlua de Sangue Azul vai iluminar o céu no último dia de janeiro, combinando três fenômenos diferentes: a Superlua, a Lua Azul e a Lua de Sangue.
O primeiro deles consiste na aproximação da lua de nosso planeta, a deixando 30% maior que as luas cheias regulares e fica 15% mais brilhante.  Já, a Lua Azul, é apenas o nome dado à lua cheia do mês, que só acontece a cada dois anos e meio.
A Lua de Sangue, por outro lado, é o nome dado ao eclipse lunar total. Esse fenômeno recebe esse apelido porque durante seu acontecimento, a luz que passa pela atmosfera da Terra e reflete na lua é vermelha, já que é o reflexo da luz do sol.

2. Dia 15 de fevereiro – Eclipse solar parcial

Outro dos eventos astronômicos mais esperados de 2018, esse eclipse deve ser visto do Brasil. Conforme o Observatório de Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Região Sul do país será a mais privilegiada na questão da observação, mesmo com visibilidade reduzida.

3. Dias 7 e 8 de março – Desfile dos planetas

O alinhamento dos planetas Saturno, Marte e Júpiter consiste no chamado “desfile dos planetas”, como explicou o pessoal do National Geographic. O fenômeno poderá ser observado no céu durante o mês, com direito a visitas da Lua em cada um deles nesse período.

4. Dias 4, 5 e 6 de maio – Chuva de meteoritos das Eta Aquáridas

Essa chuva, produzida a partir das partículas deixadas pelo cometa Halley, deve ser vista em todo Hemisfério Sul. A expectativa dos especialistas é que seja possível observar até 60 meteoros por hora durante o pico do evento.
Mas, se observada do outro lado do mundo, esse evento não será muito impressionante: a previsão é de que reduza pela metade a quantidade de meteoros observáveis.
De toda forma, a lua deve esconder uma parte considerável do espetáculo esse ano, mas ele ainda poderá ser apreciado depois da meia noite.

5. Dia 16 de julho – Encontro de Vênus com a Lua

Em meados do mês de julho, a Lua e o planeta Vênus devem ser encontrar no céu. Eles poderão ser observados lado a lado nas primeiras horas da noite. A impressão será de que os dois corpos celestes estarão separados por menos de 1.6 graus um do outro.
A notícia ruim, no entanto, é que o melhor ponto do globo para observar isso acontecendo é na América do Norte.

Comentários